Como montar um escritório de advocacia gastando pouco

Escritório de advocacia: a realidade

Afinal de contas, saber como montar um escritório de advocacia gastando pouco é um grande desafio, apenas para quem não conhece. Decerto, quem já visitou um escritório de advocacia, sabe que os advogados capricham na hora de montá-lo. Com isso, uma mobília de primeira linha, salas de reuniões repletas de recursos tecnológicos. 

Por isso, é notório que com o passar das gerações, alguns escritórios montados acabam sendo herdados de pais para filhos. Com isso, as novas gerações precisam fazer malabarismo. Por isso, a nova geração precisa arcar com os altos valores de aluguéis e toda a infraestrutura.

escritório de advocacia
Nossa missão é usar o Escritório Virtual como propulsão para o empreendedorismo no país

O que fazer para reorganizar seu escritório de advocacia

Afinal, em qualquer modelo de negócio, os mercados mudam. Exige-se mais de seus gestores e profissionais uma adaptação constante. Ademais, aquilo que no passado era visto como mandatório para garantir a credibilidade. Hoje não faz diferença alguma. Aliás, com a advocacia não é diferente. Portanto, é preciso manter uma diligência constante para o controle da saúde financeira do negócio. Bem como, identificar novas formas de se posicionar em mercados competitivos e dinâmicos.

Contudo, seja em uma atuação autônoma ou societária, o trabalho da advocacia deve ser encarado de forma profissional e com postura empresarial. Com isso, a gestão do seu escritório precisa considerar sempre metas e orçamentos. Afinal, tudo aquilo que empresas precisam para o crescimento de seus negócios. Portanto, perpetuar em mercados concorridos exige muita estratégia e revisão constante das despesas e custos.

A saber, atualmente existem formas muito econômicas de se apresentar no mercado de advocacia.  No entanto, algumas passam por quebras de paradigmas. Afinal, se você é um profissional autônomo ou faz parte de uma sociedade, pense bem. Por certo, até mesmo porque alugar um escritório próprio você terá um alto custo. Então, você vai ficar preso a um longo período contratual. Por isso, as soluções abaixo podem elevar seus resultados de forma muito significativa!

O modelo perfeito para advogados: como montar um escritório de advocacia gastando pouco

Dessa forma, a primeira modalidade é a de Salas Privativas. Muito procurada por escritórios com 2 à 4 advogados. Portanto, se você estar sempre disponível para receber clientes, esse modelo é perfeito. Aliás, as salas privativas são salas fechadas para equipes de diversos tamanhos. Com isso, permite que seu negócio se estruture nesta sala. Então, a grande vantagem desse modelo é o rateio de despesas de escritório. Ao invés de arcar sozinho com todos os custos em uma sala comercial própria.

Assim, esta modalidade oferece todos os recursos de um escritório normal. Afinal, se preocupar com gestão da equipe de recepção, atendimento telefônico, manutenção de escritório e infraestrutura. São muitas distrações que afastam o advogado de sua atividade, que é advogar.

Portanto, esse modelo é incrível, pois deixa o advogado livre para sua atividade fim. Assim, você economiza muito. E ainda tem ao seu dispor uma estrutura de ponta. Por isso, se fosse estruturar um escritório para uso próprio, você gastaria rios de dinheiro.

  • Valor desta modalidade: varia de acordo com o volume de ocupantes da sala. Muitas vezes até o bairro onde fica o escritório e serviços agregados escolhidos. Assim, a economia em relação à locação de um escritório próprio pode chegar a 85% no primeiro ano de locação. E até 70% nos anos seguintes.

A solução eficiente e precisa é o modelo de Escritório de Advocacia Virtual

Primeiramente, Escritório Virtual é o perfeito para advogados. Principalmente aqueles que adotam o homeoffice. Na verdade, é a solução perfeita. Você monta seu escritório de advocacia gastando pouco. Logo, com o trânsito intenso e com novos processos eletrônicos, estar em um escritório de forma integral passou a ser opcional.

Dessa forma, esse modelo permite passar mais tempo livre com a família. Por isso, ter tempo disponível para estudar e fazer exercícios físicos. Desse modo, antes que haja questionamento sobre a credibilidade. O escritório virtual é um modelo mundialmente consolidado.

Em suma, você tem acesso a um endereço para chamar de seu. Por isso, você pode  utilizar o endereço em seu cartão de visita, site e outros materiais. Logo, é simplesmente o endereço onde o Escritório de Advocacia “fica”. Você não precisa pagar aluguel, condomínio, IPTU, recepcionista e custos de escritório. Então, esse mesmo endereço pode ser usado para receber correspondências e intimações.

Além disso, alguns planos oferecem um número de telefone fixo exclusivo. Aliás, seu telefone será atendido pela equipe do escritório virtual, em nome do advogado. Assim, como se fosse um serviço de secretariado, porém sem CLT e altos encargos trabalhistas.

Dessa forma, é que o advogado autônomo pode se posicionar como um Escritório de Advocacia, mesmo que trabalhe sozinho. Isso é bem legal. Desse modo, muitas pessoas preferem contratar “empresas” a profissionais autônomos. Logo, esse modelo atende perfeitamente a advogados.

Então, esse modelo beneficia principalmente quando há uma associação de advogados atuando de forma unificada. Por fim, outro ponto que pode estar em sua cabeça agora, é sobre onde e como atender os clientes. O que nos leva ao tópico seguinte.

Antes de mais nada, temos Salas de Reunião e Atendimento que vão te ajudar a conquistar seus clientes.

Com isso, esse modelo também é mundialmente aceito e utilizado. Dessa forma, ninguém merece atender seus clientes em cafeterias, hall de hotel ou shoppings. Afinal de contas, para conquistar uma proposta de alto nível, um advogado precisa se preocupar com sua credibilidade.

Definitivamente, esse modelo é barato, eficiente, profissional e pouquíssimo burocrático. Então, não é preciso nem contrato para isso. Logo, basta agendar e pagar pelas horas utilizadas. Inegavelmente, a utilização de salas para atendimento é ainda mais interessante. Portanto, as salas são no mesmo endereço em que o advogado divulga como sendo o endereço de seu escritório de advocacia.

Com toda certeza, os clientes de Escritório Virtual ainda possuem um grande benefício. Dessa forma, os valores das horas utilizadas no mês serão somados à mensalidade. Isso facilita ainda mais o uso e a gestão do contrato. Então, espero que essas dicas possam te ajudar na abertura do seu escritório de advocacia. Afinal, assim como já ajudaram milhares de profissionais em todo o mundo, aproveite para dar um rumo na sua carreira!

Aqui está uma tabela personalizada que pode te ajudar a entender as diferenças entre o uso de salas privativas, escritório virtual e salas de reunião e atendimento:

ModeloDescriçãoVantagens
Salas PrivativasEspaço fechado para equipes de 2 a 4 advogados, ideal para quem precisa estar sempre disponível para clientes. Permite estruturação do negócio na sala com rateio de despesas.Redução de custos com estrutura de escritório, ideal para pequenos grupos de advogados.
Escritório VirtualPerfeito para advogados que adotam homeoffice, oferecendo um endereço comercial, recebimento de correspondências e atendimento telefônico sem custos de escritório fixo.Economia significativa em relação a um escritório fixo, com flexibilidade e credibilidade profissional.
Salas de Reunião e AtendimentoSalas para atendimentos ocasionais, sem necessidade de contrato. Utilizadas para reuniões com clientes, com pagamento pelas horas utilizadas.Baixo custo e alta profissionalidade para atendimentos ocasionais, sem compromisso de longo prazo.

Esta tabela destaca as características e benefícios de cada modelo, te ajudando a escolher a opção mais adequada às suas necessidades profissionais.

Afinal, gostou? Então, se ficou com alguma dúvida, comente abaixo!

Abraços,

Leonardo Leitão
Master Coach | Empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *